terça-feira, 8 de abril de 2014

Substantivo: conceito e classificação


Substantivo

 
Conceituando
 
Substantivos são palavras que nomeiam os seres- visíveis ou não, animados ou não-, ações, estados, sentimentos, desejos e ideias.
 
 
Veja exemplos de substantivos neste pensamento de Mário Quintana:
 
             Quando Guri, eu tunha de me calar à mesa: só as pessoas grandes falavam. Agora, depois de adulto, tenho de ficar calado para as crianças falarem.
(Sapato furado.São Paulo: Global ,2006)
 

Exercícios

 
 
Leis este texto:
Como é feito o chiclete?
 



 
       Primeiro se faz uma mistura de vários tipos de borracha, que é chamada de goma base. Depois são incluídos resinas e óleos vegetais, que amaciam a massa, substâncias minerais, que encorpam a mistura, e açúcar, corantes, aromas e ácidos, que dão o sabor. Em seguida, essa massa é esticada, cortada e são acrescentados um xarope de açúcar e essências que formam a casquinha crocante do chiclete. Aí é só embrulhar. (Recreio, nº516, p.5.)
 
1. Qual é a finalidade do texto que você acabou de ler?
 
2. Quem produziu o texto, para explicar a fabricação doo chiclete, mensionou o nome de vários ingredientes.
a) Quais são eles?
b) As palavras correspondentes ao nome desses ingredientes pertencem à classe dos substantivos. Que outros substantivos há no texto?
 
3. Escreva em seu caderno pelo menos três substantivos que nomeiam objetos usados pelos seguintes profissionais:
a) cozinheiro
b) jogador de futebol
c) pedreiro
d) modelo
e) médico
f) bombeiro
g) engenheiro
h) pintor
 
4. Você já sentiu saudade de alguém ou de algum lugar? Existem muitos sentimentos ou sensações que experimentamos na vida.
a) Faça uma lista de sentimentos e sensações que você já teve.
b) A que classe de palavras os nomes correspondentes a esses sentimentos e sensações pertencem?
 
 
Assistam ao vídeo do https://www.youtube.com
 
 
 
 
 
 

Classificação do substantivo

 
Existem diferentes de substantivos. Alguns nomeiam coisas, outros nomeiam pessoas ou sentimentos. Alguns são constituídos por uma só palavra, outros por duas ou mais. Vejamos:
 
 
PRIMITIVOS E DERIVADOS
 
Primitivos são os substantivos que dão origem a outras palavras.
Derivados são os substantivos que se originam de outras palavras.
 
telha -------- telhado
ferro ------- ferrugem
jardim ---------jardinagem
 
 
 
 
SIMPLES E COMPOSTOS
 
Simples são substantivos formados por apenas uma palavra: luz, mesa, chocolate.
Compostos são substantivos formados por mais de uma palavra: beija-flor, pontapé, girassol.
 
 
COMUNS E PRÓPRIOS
 
Comuns são os substantivos que se referem a todos os seres de uma mesma espécie, sem particularizá-los.
Aquele rapaz é muito estranho
 
Próprios são os substantivos que nomeiam um ser em particular, destacando-se na espécie ou no grupo; por isso, são grafados com letra inicial maiúscula.
 
Drácula ficou irritado com su vítima
 
 
CONCRETOS E ABSTRATOS
Concretos são os substantivos que nomeiam seres de existência autônoma, isto é,que não dependem de outro para existir, e que podem ser reais ou imaginários: pescoço, criança, mesa, fada, sol, Deus, vampiro.
Abstratos são os substantivos que nomeiam seres de existência não autônoma, isto é, que dependem de outro para existir. Designam sentimentos, ações e qualidades: alegria, medo,esforço, orgulho, emoção, beleza, segredo, azar.
 

 

As palavras amizade, companheirismo e união empregadas na tira são substantivos abstratos.
 
 
COLETIVOS
 
São os substantivos que, mesmo estandono singular, transmitem a ideia de agrupamento de vários seres da mesma espécie:
 
acervo: obras de arte
álbum: retratos, autógrafos, selos
alcatéia: lobos 
armada: navios de guerra
arquipélago: ilhas
arsenal: armas
assembléia: de parlamentares, de membros de qualquer associação
atlas: mapas 
banca: examinadores
banda: músicos
bando: pessoas, aves, malfeitores
bateria: de canhões, de instrumentos de percussão, de perguntas
biblioteca: livros
bosque: árvores
buquê: flores
cacho: bananas, uvas
cáfila: camelos
cambada: desordeiros, malfeitores 
caravana: viajantes, peregrinos
cardume: peixes
caterva: desordeiros, malfeitores
cavalgada: cavaleiros 
cinemateca: filmes
clero: sacerdotes
colégio: eleitores, cardeais
coletânea: textos, canções
colméia: abelhas
colônia: imigrantes, bactérias, insetos
comitiva: acompanhantes
comunidade: cidadãos
congresso: parlamentares, doutores
constelação: estrelas
cordilheira: montanhas
corja: ladrões, desordeiros
coro: anjos, cantores
discoteca: discos
elenco: atores
enxame: abelhas, marimbondos, vespas
enxoval: roupas
esquadra: navios
esquadrilha: aviões
exército: soldados
fardo: tecidos, papéis, palha, feno
fato: cabras
fauna: animais
feixe: lenha
flora: plantas ou vegetais
floresta: árvores
fornada: pães
frota: navios
galeria: objetos de arte
grupo: pessoas ou coisas
hemeroteca: jornais e revistas
horda: bárbaros, selvagens
junta: médicos, examinadores
júri: jurados, pessoas que julgam
legião: anjos, soldados, demônios
manada: elefantes, bois, búfalos
matilha: cães
miríade: insetos, estrelas
molho: chaves
multidão: pessoas
ninhada: pintos, filhotes
nuvem: gafanhotos
orquestra: músicos
pilhas: coisas colocadas umas sobre as outras
pinacoteca: quadros
plantel: animais de raça, bovinos ou eqüinos
platéia: espectadores
praga: insetos nocivos
prole: filhos
quadrilha: ladrões, bandidos
ramalhete: flores
rebanho: bois, carneiros, cabras
réstia: cebolas, alhos
revoada: aves
saraivada: tiros, perguntas, vaias
seleta: textos escolhidos
tripulação: marinheiros ou aviadores
tropa: soldados, animais de carga
trouxa: roupas
turma: estudantes, trabalhadores, amigos
universidade: faculdades
vara: porcos
 
Convido a todos para assistirem ao vídeo que resume o conteúdo.

 
 
 
 

Exercícios 


1.      Complete o poema com os substantivos abaixo: lua - caixa - céu - vida - lápis - sonhos - flores - arco-íris - pôr do sol

 
 Caixa de lápis de cor
          Na minha__________de________de cor, guardo um__________. Muitas___________e um_______________.Se chove, vou colorir o________de azul, posso até desenhar uma______no dia, desenhar um poema no céu. Na minha caixa de lápis de cor quardo o segredo dos__________coloridos da minha_________.
 
2.      Sublinhe os substantivos presentes no texto abaixo:
A loja do avô é linda. Como se vendesse sonhos, os mais deliciosos desejos. Brinquedos, bonecas, linhas, pipas, botões, lápis, cadernos, decalques, papéis de seda de todas as cores, cartolinas, cartões-postais. E no meio de todas estas maravilhas, atrás do balcão, o avô sentado, sério, como um cão de guarda. Nada para se pegar, tudo só para ver de longe, a pior maldade.
 
3.      Dos substantivos abaixo, sublinhe os próprios, circule os comuns:
América, animais, Amazônia, baleia, continente, Monteiro Lobato, Américo Vespúcio, água, mamífero, rio, Rio Pelotas, crianças, livros.
 
4. Juntando as palavras a seguir, forme nove substantivos compostos: banana, correio, perfeito, papel, água, quente, espada, criado, amor, cachorro, moeda, prima, manga, pombo, mudo, viva, maçã, obra.
1________________
2________________
3________________
4________________
5________________
6________________
7________________
8________________
9________________
 
5.      Dos dias da semana, quais são simples e quais são compostos?
Simples _______________________
Compostos _____________________
 
6. Forme substantivos derivados os substantivos primitivos abaixo:
pedra_____________ferro____________
dente_____________carta____________
 
7. Os substantivos abstratos provêm de adjetivos. Veja a transformação e faça o mesmo, circulando o que é adjetivo e sublinhando o que é substantivo.
O palhaço está feliz / A felicidade do palhaço
a) Este estudante é inteligente_____________
b) O rapaz é tranquilo____________________
c) O olhar deste cachorro é meigo__________
d) A criança é sincera____________________
e) A garota é esperta_____________________
8. As palavras abaixo indicam características. Forme com essas palavras substantivos abstratos acrescentando a terminação- eza:
belo_____________pobre_____________
rico___________fraco_______________
duro_____________estranho____________
mole________frio_________________
 
 
Valeu!
Maíza Soares
 

2 comentários:

O conhecimento deve ser sempre compartilhado.