Aspectos
relevantes sobre Projetos:
·
“....entende-se por projeto um modo de
agir do ser humano que define quem ele pretende ser e como se lançar em busca
de metas” (MACHADO, 2000).
·
“O projeto não é uma simples
representação do futuro, do amanhã, do possível, de uma ideia; é o futuro a
fazer, um amanhã a concretizar, um possível a transformar em real, uma ideia a
transformar em ato" ( MACHADO, 2000).
·
O aluno desenvolve competências para buscar e selecionar informações, tomar decisões , trabalhar em
grupo, gerenciar confrontos de ideias, solucionar problemas, desenvolver
competências interpessoais para aprender de forma colaborativa com seus pares.
"Esboçando
o Projeto"
- O tema do projeto em destaque foi levantado a partir das discussões paralelas
observadas em sala de aula pelos alunos acerca das violências que os mesmos
vivenciam cotidianamente;
- O projeto foi entregue escrito à coordenação que após apreciação, levou à direção
da escola que ratificou a importância da realização de projetos que partem das
vivências dos alunos;
- O resultado do projeto foi registrado fotograficamente.
1.Nome da professora: Maíza Francisca Soares
2.Identificação do local: Escola Municipal de Ensino Fundamental José Pacheco Filho, 7ª e 8ª séries, 150 alunos, todos os professores participaram , áreas de conhecimento: Saúde da mulher e direitos reprodutivos e sexuais, violência sexual contra a mulher.
3. Título do projeto: “Simplesmente Mulher”.
4.Características do Projeto (interdisciplinar)
Conteúdos
envolvidos:
- Como surgiu o Dia Internacional da Mulher;
- Desenvolvendo a oralidade;
- Tipologia textual: dissertação;
- Compreensão e interpretação de textos;
- Leitura dinâmica e interpretativa;
- Temas transversais: violência contra a mulher, planejamento familiar, DSTs, prevenção do câncer do colo uterino e câncer de mama.
Metodologias adotadas:
¨
Flexibilidade no processo ensino-aprendizagem,
eliminando barreiras físicas e proporcionando oportunidade para atualização e
aprendizado dos discentes que tenham dificuldades de interação com o grupo,
participando dos estudos nos grupos em que lhes forem mais apropriados;
¨
Palestras educativas e de interação;
¨
Desenvolvimento de trabalhos em equipe
através de teatro educativo;
¨
Gravação de depoimentos;
¨
Flexibilidade de horário educacional;
¨
Pesquisas diversas;
¨
Leitura contínua;
¨
Atividades curativas;
¨
Produção de vídeos;
¨
Produção textual dissertativa;
¨
Desenvolver atividades interdisciplinares,
reforçando as funções da linguagem e do pensamento;
¨
Trabalhar com uma variedade de textos,
levando o aluno a analisá-los e reconhecer as palavras.
5. Descrição geral
O Dia Internacional da Mulher simboliza
justamente a luta pela igualdade de direitos entre homens e mulheres. E não se
pode dizer que se trata de uma luta do passado. Apesar dos muitos avanços
verificados durante este século, subsiste a distância entre a situação ideal e
a situação real da mulher, no entanto, vários têm sido os esforços
desenvolvidos para eliminar a discriminação entre mulheres e homens. Nesse
contexto emerge diversas questões condizentes com a temática em destaque: A
violência contra a mulher, os perfis do homem que bate na mulher e da mulher
que apanha do homem, bem como, a divulgação e apoio à Lei Maria da Penha no
tocante ao combate à violência acometida na mulher, seja pelo companheiro, pela
sociedade em geral e/ou pela negligência pública; além dessas temáticas estão
em evidência: o Planejamento Familiar, a prevenção das DSTs e seus agravos, a
prevenção do câncer de colo uterino e câncer de mama, direitos reprodutivos e
sexuais. Este projeto trabalhou em parceria com o PSE do município.
6. Tecnologias utilizadas: Projetor de som e imagem, computadores, celulares, câmeras, etc.
7. Parcerias: PSE do município de Teotônio Vilela, médico e enfermeira do PSF, equipe da escola e comunidade escolar.
8.Comentários
Sabemos que o aluno motivado, aprende
com mais facilidade, com mais interesse, e consegue estabelecer relações entre
sua vivência e o que acontece ao seu redor. Através dos trabalhos desenvolvidos
em sala de aula pudemos constatar alguns aspectos importantes de identificação
de casos na comunidade escolar envolvendo: violência contra a mulher, mulheres
que há anos não realizavam exames preventivos do colo uterino e da mama, bem
como, confrontos relevantes de conhecimentos científico e empírico sobre as DSTs
(doenças sexualmente transmissíveis). Mudar a prática de ensinar não significa
mudar o funcionamento das atividades escolares. Precisamos adotar meios e
métodos que valorizem nosso aluno e ao mesmo tempo buscar trabalhar dentro de
uma proposta inovadora e consciente, pois encontramos desafios e precisamos
preparar os alunos e ao mesmo tempo estarmos preparados para novas mudanças.
9. Fotos
Grata pela atenção. Maíza Soares
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