domingo, 22 de junho de 2014

Aspectos relevantes sobre Projetos: Relato de uma experiência



Aspectos relevantes sobre Projetos:
·         “....entende-se por projeto um modo de agir do ser humano que define quem ele pretende ser e como se lançar em busca de metas” (MACHADO, 2000).
·         “O projeto não é uma simples representação do futuro, do amanhã, do possível, de uma ideia; é o futuro a fazer, um amanhã a concretizar, um possível a transformar em real, uma ideia a transformar em ato" ( MACHADO, 2000).
·         O aluno desenvolve competências para buscar e selecionar informações, tomar decisões , trabalhar em grupo, gerenciar confrontos de ideias, solucionar problemas, desenvolver competências interpessoais para aprender de forma colaborativa com seus pares.
"Esboçando o Projeto"
     - O tema do projeto em destaque foi levantado a partir das discussões paralelas observadas em sala de aula pelos alunos acerca das violências que os mesmos vivenciam cotidianamente;
     - O projeto foi entregue escrito à coordenação que após apreciação, levou à direção da escola que ratificou a importância da realização de projetos que partem das vivências dos alunos;
     - O resultado do projeto foi registrado fotograficamente.

1.Nome da professora: Maíza Francisca Soares

2.Identificação do local: Escola Municipal de Ensino Fundamental José Pacheco Filho, 7ª e 8ª séries, 150 alunos, todos os professores participaram  , áreas de conhecimento: Saúde da mulher e direitos reprodutivos e sexuais, violência sexual contra a mulher.

3. Título do projeto: “Simplesmente Mulher”.




4.Características do Projeto (interdisciplinar)
Conteúdos envolvidos:

  •     Como surgiu o Dia Internacional da Mulher; 
  •       Desenvolvendo a oralidade;
  •   Tipologia textual: dissertação;
  •   Compreensão e interpretação de textos;
  •       Leitura dinâmica e interpretativa;
  •    Temas transversais: violência contra a mulher, planejamento familiar, DSTs, prevenção do câncer do colo uterino e câncer de mama.



Metodologias adotadas:
¨                  Flexibilidade no processo ensino-aprendizagem, eliminando barreiras físicas e proporcionando oportunidade para atualização e aprendizado dos discentes que tenham dificuldades de interação com o grupo, participando dos estudos nos grupos em que lhes forem mais apropriados;
¨                  Palestras educativas e de interação;
¨                  Desenvolvimento de trabalhos em equipe através de teatro educativo;
¨                  Gravação de depoimentos;
¨                  Flexibilidade de horário educacional;
¨                  Pesquisas diversas;
¨                  Leitura contínua;

¨                  Atividades curativas;
¨                  Produção de vídeos;
¨                  Produção textual dissertativa;
¨                  Desenvolver atividades interdisciplinares, reforçando as funções da linguagem e do pensamento;
¨                  Trabalhar com uma variedade de textos, levando o aluno a analisá-los e reconhecer as palavras.
              
 



5. Descrição geral
O Dia Internacional da Mulher simboliza justamente a luta pela igualdade de direitos entre homens e mulheres. E não se pode dizer que se trata de uma luta do passado. Apesar dos muitos avanços verificados durante este século, subsiste a distância entre a situação ideal e a situação real da mulher, no entanto, vários têm sido os esforços desenvolvidos para eliminar a discriminação entre mulheres e homens. Nesse contexto emerge diversas questões condizentes com a temática em destaque: A violência contra a mulher, os perfis do homem que bate na mulher e da mulher que apanha do homem, bem como, a divulgação e apoio à Lei Maria da Penha no tocante ao combate à violência acometida na mulher, seja pelo companheiro, pela sociedade em geral e/ou pela negligência pública; além dessas temáticas estão em evidência: o Planejamento Familiar, a prevenção das DSTs e seus agravos, a prevenção do câncer de colo uterino e câncer de mama, direitos reprodutivos e sexuais. Este projeto trabalhou em parceria com o PSE do município.

6. Tecnologias utilizadas: Projetor de som e imagem, computadores, celulares, câmeras, etc.

7. Parcerias: PSE do município de Teotônio Vilela, médico e enfermeira do PSF, equipe da escola e comunidade escolar.

8.Comentários
Sabemos que o aluno motivado, aprende com mais facilidade, com mais interesse, e consegue estabelecer relações entre sua vivência e o que acontece ao seu redor. Através dos trabalhos desenvolvidos em sala de aula pudemos constatar alguns aspectos importantes de identificação de casos na comunidade escolar envolvendo: violência contra a mulher, mulheres que há anos não realizavam exames preventivos do colo uterino e da mama, bem como, confrontos relevantes de conhecimentos científico e empírico sobre as DSTs (doenças sexualmente transmissíveis). Mudar a prática de ensinar não significa mudar o funcionamento das atividades escolares. Precisamos adotar meios e métodos que valorizem nosso aluno e ao mesmo tempo buscar trabalhar dentro de uma proposta inovadora e consciente, pois encontramos desafios e precisamos preparar os alunos e ao mesmo tempo estarmos preparados para novas mudanças.

9. Fotos




 Grata pela atenção. Maíza Soares

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