domingo, 22 de junho de 2014

PROJETO PEDEGÓGICO: HORA DA LEITURA




 Amados, esse é um projeto que também já realizei e foi maravilhoso. Sempre estou retomando-o.



APRESENTAÇÃO:

Trata-se de um projeto a ser desenvolvido, uma vez por semana, em cada sala de aula, durante 50 minutos, em que se dará ênfase a ampliação da competência leitora dos alunos da segunda fase da EJA (Educação de Jovens e Adultos). O Projeto “Hora da Leitura” é uma proposta de trabalho que visa enfatizar a leitura de diversos gêneros como, os da Literatura Popular de tradição oral, os contos, as crônicas, os poemas, os textos dramáticos, as letras de músicas, as charges e tiras e outros adequados aos alunos da segunda fase da EJA (Educação de Jovens e Adultos). Os professores deverão iniciar um trabalho diferenciado com os alunos, lendo com eles, lendo para eles, que eles interpretem oralmente, que eles dramatizem os textos, que preparem saraus literários, que discutam filmes, que cantem e interpretem músicas do repertório popular nacional, e outras atividades que permitam explorar os jogos de linguagem.




OBJETIVO GERAL:

            Formar leitores, realizando um trabalho comprometido com a intermediação da passagem do leitor de textos de seu cotidiano para o leitor de textos mais complexos, tal como circulam socialmente na literatura, desenvolvendo a competência de leitura de nossos alunos de maneira gostosa, lúdica, que desperte e cultive a prática e o desejo de ler.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
¨    

  •     Contribuir para a formação dos alunos da 2ª Fase da EJA, integrando à carga horária semanal ;
  •   Propiciar um intenso e sistematizado contato dos alunos com diferentes gêneros textuais, especialmente no que se refere ao ler para apreciar/fruir e para conhecer;
  •   Possibilitar aos alunos momentos para saborear e
  • Compartilhar as ideias de autores clássicos e contemporâneos da literatura universal;.
  •   Orientar os educadores no desenvolvimento de diferentes  procedimentos didáticos que seduzam os alunos para a leitura de textos.


METODOLOGIA/ ATIVIDADES:

Leitura com ênfase
1• na modalidade de organização didática, conhecida como “Atividade Permanente”;
2• no procedimento “Leitura Compartilhada” como lugar privilegiado de ler com o aluno e ser o próprio professor um leitor em formação permanente;
3• abordagem de trabalho com as estratégias de leitura: seleção, antecipação, inferência e verificação (“antes da leitura”, “durante a leitura”, “depois da leitura”);
4• seleção de gêneros textuais para leitura . 




Entre outros procedimentos didáticos serão enfatizados: leitura em voz alta, leitura  programada, e leitura expressiva.




CONTEÚDOS:

Agrupamentos (*)

Gêneros
Carga horária

Literários(oral e escrito)
 

1• livro de crônicas selecionadas pelos
alunos, a partir de temáticas
escolhidas, como: amor, família, problemas socais etc;

2• coletânea de poemas selecionados pelos alunos, a partir de temáticas escolhidas, como: amor, família, problemas socais etc;

3• apresentação se saraus literários;

4• apresentação de peças teatrais;

5• apresentação de festival de paródias.




Conto
Crônica
Poema
Novela
Texto dramático
Músicas
Cordel
Parlendas;
Trava-línguas;
provérbios;
Ditos populares,
brincadeiras e jogos.



Uma hora/ aula
semanal





AVALIAÇÃO:

Para verificar o desempenho dos alunos na “Hora da leitura” deve-se considerar:

1• o envolvimento e a participação de cada aluno nas atividades individuais e coletivas;
2. a participação dos alunos nas atividades propostas como produtos, que finalizam cada um dos trabalhos desenvolvidos.


Grata pela atenção! 
Maíza Soares

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O conhecimento deve ser sempre compartilhado.