APRESENTAÇÃO:
Trata-se de um projeto a
ser desenvolvido, uma vez por semana, em cada sala de aula, durante
50 minutos, em que se dará ênfase a ampliação da
competência leitora dos alunos da segunda fase da EJA (Educação de Jovens e
Adultos). O Projeto “Hora da Leitura” é uma proposta de
trabalho que visa enfatizar a leitura de diversos
gêneros como, os da Literatura Popular de tradição oral, os contos, as
crônicas, os poemas, os textos dramáticos, as letras de
músicas, as charges e tiras e outros adequados aos
alunos da segunda fase da EJA (Educação de Jovens e Adultos). Os professores deverão iniciar um trabalho diferenciado com os
alunos, lendo com eles, lendo para eles, que eles
interpretem oralmente, que eles dramatizem os textos, que
preparem saraus literários, que discutam filmes, que cantem e interpretem
músicas do repertório popular nacional, e outras
atividades que permitam explorar os jogos de linguagem.
OBJETIVO
GERAL:
Formar leitores,
realizando um trabalho comprometido com a intermediação da passagem do leitor de textos de seu cotidiano para o
leitor de textos mais complexos, tal como circulam
socialmente na literatura, desenvolvendo a competência de leitura de nossos
alunos de maneira gostosa, lúdica, que desperte e
cultive a prática e o desejo de ler.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
¨
- Contribuir para a formação dos alunos da 2ª Fase da EJA, integrando à carga horária semanal ;
- Propiciar um intenso e sistematizado contato dos alunos com diferentes gêneros textuais, especialmente no que se refere ao ler para apreciar/fruir e para conhecer;
- Possibilitar aos alunos momentos para saborear e
- Compartilhar as ideias de autores clássicos e contemporâneos da literatura universal;.
- Orientar os educadores no desenvolvimento de diferentes procedimentos didáticos que seduzam os alunos para a leitura de textos.
METODOLOGIA/
ATIVIDADES:
Leitura com ênfase
1• na modalidade de organização didática, conhecida como “Atividade
Permanente”;
2• no procedimento “Leitura Compartilhada” como lugar privilegiado de
ler com o aluno e ser o próprio professor um leitor em formação permanente;
3• abordagem de trabalho com as estratégias de leitura: seleção,
antecipação, inferência e verificação (“antes da leitura”, “durante a leitura”,
“depois da leitura”);
Entre outros procedimentos didáticos serão enfatizados: leitura em voz
alta, leitura programada, e leitura
expressiva.
CONTEÚDOS:
Agrupamentos (*)
|
Gêneros
|
Carga horária
|
Literários(oral e escrito)
1• livro de crônicas selecionadas pelos alunos, a partir de temáticas escolhidas, como: amor, família, problemas socais etc; 2• coletânea de poemas selecionados pelos alunos, a partir de temáticas escolhidas, como: amor, família, problemas socais etc; 3• apresentação se saraus literários; 4• apresentação de peças teatrais; 5• apresentação de festival de paródias. |
Conto
Crônica
Poema Novela Texto dramático Músicas Cordel Parlendas;
Trava-línguas;
provérbios;
Ditos populares,
brincadeiras e jogos. |
Uma hora/ aula
semanal
|
AVALIAÇÃO:
Para verificar o desempenho dos alunos na “Hora da leitura” deve-se
considerar:
1• o envolvimento e a participação de cada aluno nas atividades individuais e coletivas;
2. a participação dos alunos nas atividades propostas como produtos, que
finalizam cada um dos trabalhos desenvolvidos.
Grata pela atenção!
Maíza Soares
Nenhum comentário:
Postar um comentário
O conhecimento deve ser sempre compartilhado.