domingo, 22 de junho de 2014

PROJETO Mural de indicações Literárias- sugestão




Objetivos
- Produzir resenhas literárias.
- Saber reconhecer num texto o aspectos discursivo que necessita de revisão e aprimorar o material.

Conteúdos
- Produção de texto.
- Revisão.

Anos
Séries iniciais e  finais do ensino fundamental

Tempo estimado
Um bimestre ou uma unidade

Material necessário
Resenhas literárias publicadas na mídia e livros já lidos pela turma. 



Desenvolvimento 

1ª etapa
Apresente as resenhas para os alunos e explique que a função delas é apresentar livros ao público. Reúna-os em trios para que analisem o que os textos têm em comum, como o tema e o número de páginas. Reserve o material para ser usado como referência no futuro.

2ª etapa
Proponha que OS ALUNOS  escrevam indicações de títulos que gostem. Diga que os textos serão colocados no mural da escola para serem lidos por outras pessoas. Na primeira vez, a produção será coletiva, e você, o escriba. A revisão deve ocorrer durante a construção do próprio texto, priorizando o aspecto discursivo (repetição de palavras e pontuação, por exemplo).

3ª etapa
Em duplas, os estudantes devem escolher outras obras e produzir novas indicações. Ressalte que no início do texto deve haver as marcas desse gênero: o título, o autor, a editora e o nome de CADA ALUNO.

4ª etapa
Reúna os alunos em duplas para que revisem o texto feito por outra dupla na 3ª etapa. Eles terão de discutir os aspectos já vistos coletivamente para que o material seja mais bem compreendido e sinalizar as sugestões com bilhetes para os autores. Após a revisão, devolva as resenhas a seus autores, que podem ou não acatar o que os colegas sugeriram.

5ª etapa
É hora da produção de mais uma indicação literária, dessa vez, individual, levando em conta as experiências coletivas e em dupla.

6ª etapa
Eleja um texto individual, avaliado pelo grupo como bom, para ser revisado coletivamente. Transcreva-o no quadro-negro (sem os erros ortográficos para que os alunos não se ocupem com essa correção). Explicite os procedimentos para que todos pensem sobre a adequação das palavras e considerem outras formas de escrever. Questione se a organização do texto respeita o gênero. O autor deve ter a palavra final sobre as mudanças sugeridas.

7ª etapa
Cada aluno deve revisar o próprio texto (feito na 5ª etapa), usando como referência os aspectos já destacados em outras etapas, e reescrevê-lo.

Produto final
Mural de indicações literárias. 



Avaliação
Observe as alterações dos textos, o resultado da produção em dupla e os aspectos modificados na produção individual. Nas revisões, os estudantes devem ter usado elementos dos textos de referência para agregar qualidade às novas produções. É essencial que tenham conseguido se colocar no lugar de um leitor e avaliar se comunicaram o que pretendiam. No caso de textos que apresentem muitos problemas, retome a revisão e discuta os aspectos que precisam ser melhorados.




Valeu!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O conhecimento deve ser sempre compartilhado.