Disciplina: Língua
Portuguesa e disciplinas colaboradoras
Objetivos
Objetivos
- Valorizar os conhecimentos prévios do aluno, capacitando-o a expressar ideias, sentimentos e opiniões;
- Estabelecer a comparação direta entre dois tipos de texto: o literário (no caso, o poema) e o informativo, com a impressão causada por eles (cada um deles);
- Levar o aluno a refletir e entender que a leitura pode ser fonte de informações, de prazer e de conhecimento;
- Capacitar o aluno a identificar os pontos mais relevantes de um poema;
- Expressar sentimentos, experiências, ideias e opções individuais.
Formulação
dos problemas
- Quais são as leituras que vocês preferem: gibis, livros de histórias, histórias em quadrinhos, poemas etc.?
- Vocês conhecem algum poema?
- O que é rima?
- Vocês leem jornais ou revistas? Quais?
Tempo
de atividade: 12 aulas
Material a ser utilizado
Material a ser utilizado
- Folhas com textos, livros infantis, livros de poemas, jornais, revistas, gibis etc.
- Livros e poemas diversos.
- Folhas para escrita dos poemas e desenhos.
- Fotos dos próprios alunos ou de lugares conhecidos, ou então fotos de revistas.
- Lápis, giz de cera, tintas, argila ou papel machê.
- Lápis e canetas coloridos para desenhos e caderno para as anotações das descobertas.
- Cartolinas para cartazes.
- Computador para digitar os poemas criados, papel para impressora.
- Livro: O Circo – Roseana Murray – Companhia Editora Nacional (sugestão).
Temas transversais
Ética: Diálogo, respeito mútuo, responsabilidade, cooperação, organização, solidariedade. Trabalho coletivo, compartilhar descobertas.
Pluralidade Cultural: educação – diferentes formas de transmissão de conhecimento: práticas educativas e educadores nas diferentes culturas. Cidadania: direitos e deveres individuais e coletivos. Literatura e tradição: línguas, dialetos, variantes e variação linguística.
Execução Sensibilização:
Ética: Diálogo, respeito mútuo, responsabilidade, cooperação, organização, solidariedade. Trabalho coletivo, compartilhar descobertas.
Pluralidade Cultural: educação – diferentes formas de transmissão de conhecimento: práticas educativas e educadores nas diferentes culturas. Cidadania: direitos e deveres individuais e coletivos. Literatura e tradição: línguas, dialetos, variantes e variação linguística.
Execução Sensibilização:
- Peça aos alunos que tragam um tipo de poema de que gostam.
- Forme uma “Biblioteca de Classe” e faça intercâmbio de leitura.
- Motive as crianças a pôr as emoções para fora, procure aguçar os sentidos e trazer à tona as emoções mais profundas e pessoais, que serão fundamentais para elaborar os poemas.
- Aproveite períodos especiais com seus alunos para montar poemas coletivos, que exercitam a fluência verbal. Anote no quadro- negro as palavras que eles lembrarem. O poema é feito em seguida, com os termos listados.
- Propor atividades em que elas possam mexer com giz de cera, tintas, argila ou papel machê.
- Fazer desenhos ou esculturas de flores, vulcões, animais. O tema é livre.
Concretização:
1ª Aula:
- As crianças e/ou adolescentes também precisam ler muitas poesias, para apurar a sensibilidade e o senso crítico.
- Na fase da expressividade, propor aos alunos que escrevam palavras que vêm à mente, inspiradas pelo desenho ou pela escultura.
- Com base nessa lista, os alunos poderão montar o seu poema.
- O professor poderá sugerir novas relações entre as palavras ou formas de explorar as sensações sugeridas pelo texto.
- Os alunos devem sentir-se livres para buscar associações incomuns entre as ideias.
- Vale tudo com o poema. As crianças adoram inventar rimas, enquanto os adolescentes preferem os versos livres. Algumas vezes, mais importante que rimar é buscar a sonoridade das palavras, procurando acentuar o significado e as emoções que se deseja passar. Criar novas rimas é um exercício que faz os alunos ficarem atentos à sonoridade das palavras.
- Mantenha um verso fixo e peça para as crianças rimarem os seguintes. Elas às vezes buscam palavras que apenas combinam entre si, mas não têm relação de significado com o poema.
- Desperte por meio da leitura de alguns poemas a imaginação nos ouvintes, pois com esse estímulo a criança vai entender que vale a pena esforçar-se para obter as informações de maneira prazerosa e divertida.
2ª Aula:
- Recorte palavras ou versos e deixe que os alunos os montem como acharem melhor. Eles ficarão surpresos ao verificar que uma mesma poesia pode apresentar muitas combinações diferentes. É uma forma de exercitar a coerência e mostrar que um poema é uma unidade, não um amontoado de palavras.
- Os alunos podem levar para a sala fotos próprias ou de lugares conhecidos. Ou então fotos de revistas.
- Peça para contarem à classe as sensações ou lembranças despertadas pelas imagens.
- Faça a lista de palavras, que servirá de base para os poemas.
- No laboratório de informática, digite os poemas criados e os imprima.
3ª Aula:
- Divida a turma em grupos de três ou quatro e distribua a cada equipe um saco plástico com cinco a dez poemas de um autor escolhido pelas crianças.
- Os alunos deverão ler os poemas e, em seguida, a professora deverá distribuir materiais de desenho para os alunos. Cada estudante escolhe um dos poemas lidos para ilustrar.
- Depois que todos terminarem seus desenhos, a professora oferece aos alunos livros do autor, que podem ser lidos em casa.
4ª Aula:
- Peça-lhes para fazerem a revisão da escrita dos poemas, descobrindo erros ortográficos e de pontuação, indicando as correções apropriadas.
- Usar o dicionário para verificação da escrita das palavras, criando nos alunos o hábito de consultá-lo para esclarecer dúvidas.
- É importante não mexer no texto assim que achar um erro. A criatividade e a expressividade são mais importantes que a grafia.
- Encontrado um erro, é melhor perguntar à criança se deve ser mantido ou corrigido: ela é quem dá a palavra final. Analise a situação com calma e didática educacional.
Integração:
História: Pesquisar poemas de fatos históricos, sobre os quais as crianças farão uma montagem em quadrinhos.
Artes e teatro: Fazer uma dramatização de um poema e confeccionar um livro de poesias pessoal.
Música: Pesquisa de letras de música para ler e ensaiar a melodia.
Informática: Reprodução de poesias, a confecção do livro e da ilustração.
Educação física: Integrar as poesias em brincadeiras.
Exposição:
- Na etapa final, a avaliação, cada criança lê silenciosamente a poesia que fez. O professor escreve um dos textos no quadro- negro, com a autorização do aluno, e solicita sugestões de palavras ou trechos que possam ser substituídos ou acrescentados.
- Em seguida, com sua orientação, as crianças reescrevem os próprios textos. A leitura em voz alta de algumas poesias para a classe encerra a atividade.
- Faça uma exposição na classe ou na escola com o tema: “Varal de Poesias”.
Conclusões e aplicações
- Veja algumas atividades que poderão ser desenvolvidas com os materiais da “Biblioteca de Classe”: 1 - Roda de leitura: o aluno escolhe um livro, lê em voz alta uma poesia, depois comenta e discute com os colegas que ouviram. 2 - Hora da poesia: a professora lê uma poesia por dia para os alunos. 3 - Encontro com a poesia: leitura de poemas trazidos pelos alunos. 4 - Círculo do livro: empréstimo e troca de livros de poesias.
- Avaliar o desempenho global do aluno continuamente, a partir de observações, das atividades nas aulas, da participação na construção de novos conceitos; levantamento de hipóteses e manipulação dos materiais.
- Observação das atitudes de responsabilidade, cooperação e organização.
- Avaliar o emprego correto das palavras, frases, diálogos, textos, redações etc. como exercícios de fixação.
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