sábado, 3 de maio de 2014

Projeto: Canto e encanto da Poesia







Disciplina: Língua Portuguesa e disciplinas colaboradoras

Objetivos
  • Valorizar os conhecimentos prévios do aluno, capacitando-o a expressar ideias, sentimentos e opiniões;
  • Estabelecer a comparação direta entre dois tipos de texto: o literário (no caso, o poema) e o informativo, com a impressão causada por eles (cada um deles);
  • Levar o aluno a refletir e entender que a leitura pode ser fonte de informações, de prazer e de conhecimento;
  • Capacitar o aluno a identificar os pontos mais relevantes de um poema;
  • Expressar sentimentos, experiências, ideias e opções individuais. 



Formulação dos problemas
  • Quais são as leituras que vocês preferem: gibis, livros de histórias, histórias em quadrinhos, poemas etc.?
  • Vocês conhecem algum poema?
  • O que é rima?
  • Vocês leem jornais ou revistas? Quais?
Tempo de atividade: 12 aulas

Material a ser utilizado
  • Folhas com textos, livros infantis, livros de poemas, jornais, revistas, gibis etc.
  • Livros e poemas diversos.
  • Folhas para escrita dos poemas e desenhos.
  • Fotos dos próprios alunos ou de lugares conhecidos, ou então fotos de revistas.
  • Lápis, giz de cera, tintas, argila ou papel machê.
  • Lápis e canetas coloridos para desenhos e caderno para as anotações das descobertas.
  • Cartolinas para cartazes.
  • Computador para digitar os poemas criados, papel para impressora.
  • Livro: O Circo – Roseana Murray – Companhia Editora Nacional (sugestão).
Temas transversais

Ética: Diálogo, respeito mútuo, responsabilidade, cooperação, organização, solidariedade. Trabalho coletivo, compartilhar descobertas.
Pluralidade Cultural: educação – diferentes formas de transmissão de conhecimento: práticas educativas e educadores nas diferentes culturas. Cidadania: direitos e deveres individuais e coletivos. Literatura e tradição: línguas, dialetos, variantes e variação linguística.

Execução Sensibilização:
  • Peça aos alunos que tragam um tipo de poema de que gostam.
  • Forme uma “Biblioteca de Classe” e faça intercâmbio de leitura.
  • Motive as crianças a pôr as emoções para fora, procure aguçar os sentidos e trazer à tona as emoções mais profundas e pessoais, que serão fundamentais para elaborar os poemas.
  • Aproveite períodos especiais com seus alunos para montar poemas coletivos, que exercitam a fluência verbal. Anote no quadro- negro as palavras que eles lembrarem. O poema é feito em seguida, com os termos listados.
  • Propor atividades em que elas possam mexer com giz de cera, tintas, argila ou papel machê.
  • Fazer desenhos ou esculturas de flores, vulcões, animais. O tema é livre.

Concretização:


1ª Aula:

  • As crianças e/ou adolescentes também precisam ler muitas poesias, para apurar a sensibilidade e o senso crítico.
  • Na fase da expressividade, propor aos alunos que escrevam palavras que vêm à mente, inspiradas pelo desenho ou pela escultura.
  • Com base nessa lista, os alunos poderão montar o seu poema.
  • O professor poderá sugerir novas relações entre as palavras ou formas de explorar as sensações sugeridas pelo texto.
  • Os alunos devem sentir-se livres para buscar associações incomuns entre as ideias.
  • Vale tudo com o poema. As crianças adoram inventar rimas, enquanto os adolescentes preferem os versos livres. Algumas vezes, mais importante que rimar é buscar a sonoridade das palavras, procurando acentuar o significado e as emoções que se deseja passar. Criar novas rimas é um exercício que faz os alunos ficarem atentos à sonoridade das palavras.
  • Mantenha um verso fixo e peça para as crianças rimarem os seguintes. Elas às vezes buscam palavras que apenas combinam entre si, mas não têm relação de significado com o poema.
  • Desperte por meio da leitura de alguns poemas a imaginação nos ouvintes, pois com esse estímulo a criança vai entender que vale a pena esforçar-se para obter as informações de maneira prazerosa e divertida.

2ª Aula:
  • Recorte palavras ou versos e deixe que os alunos os montem como acharem melhor. Eles ficarão surpresos ao verificar que uma mesma poesia pode apresentar muitas combinações diferentes. É uma forma de exercitar a coerência e mostrar que um poema é uma unidade, não um amontoado de palavras.
  • Os alunos podem levar para a sala fotos próprias ou de lugares conhecidos. Ou então fotos de revistas.
  • Peça para contarem à classe as sensações ou lembranças despertadas pelas imagens.
  • Faça a lista de palavras, que servirá de base para os poemas.
  • No laboratório de informática, digite os poemas criados e os imprima.

3ª Aula:
  • Divida a turma em grupos de três ou quatro e distribua a cada equipe um saco plástico com cinco a dez poemas de um autor escolhido pelas crianças.
  • Os alunos deverão ler os poemas e, em seguida, a professora deverá distribuir materiais de desenho para os alunos. Cada estudante escolhe um dos poemas lidos para ilustrar.
  • Depois que todos terminarem seus desenhos, a professora oferece aos alunos livros do autor, que podem ser lidos em casa.

4ª Aula:
  • Peça-lhes para fazerem a revisão da escrita dos poemas, descobrindo erros ortográficos e de pontuação, indicando as correções apropriadas.
  • Usar o dicionário para verificação da escrita das palavras, criando nos alunos o hábito de consultá-lo para esclarecer dúvidas.
  • É importante não mexer no texto assim que achar um erro. A criatividade e a expressividade são mais importantes que a grafia.
  • Encontrado um erro, é melhor perguntar à criança se deve ser mantido ou corrigido: ela é quem dá a palavra final. Analise a situação com calma e didática educacional.

Integração:

História: Pesquisar poemas de fatos históricos, sobre os quais as crianças farão uma montagem em quadrinhos.
Artes e teatro: Fazer uma dramatização de um poema e confeccionar um livro de poesias pessoal.
Música: Pesquisa de letras de música para ler e ensaiar a melodia.
Informática: Reprodução de poesias, a confecção do livro e da ilustração.
Educação física: Integrar as poesias em brincadeiras.

Exposição:
  • Na etapa final, a avaliação, cada criança lê silenciosamente a poesia que fez. O professor escreve um dos textos no quadro- negro, com a autorização do aluno, e solicita sugestões de palavras ou trechos que possam ser substituídos ou acrescentados.
  • Em seguida, com sua orientação, as crianças reescrevem os próprios textos. A leitura em voz alta de algumas poesias para a classe encerra a atividade.
  • Faça uma exposição na classe ou na escola com o tema: “Varal de Poesias”.

Conclusões e aplicações
  • Veja algumas atividades que poderão ser desenvolvidas com os materiais da “Biblioteca de Classe”: 1 - Roda de leitura: o aluno escolhe um livro, lê em voz alta uma poesia, depois comenta e discute com os colegas que ouviram. 2 - Hora da poesia: a professora lê uma poesia por dia para os alunos. 3 - Encontro com a poesia: leitura de poemas trazidos pelos alunos. 4 - Círculo do livro: empréstimo e troca de livros de poesias.
  • Avaliar o desempenho global do aluno continuamente, a partir de observações, das atividades nas aulas, da participação na construção de novos conceitos; levantamento de hipóteses e manipulação dos materiais.
  • Observação das atitudes de responsabilidade, cooperação e organização.
  • Avaliar o emprego correto das palavras, frases, diálogos, textos, redações etc. como exercícios de fixação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O conhecimento deve ser sempre compartilhado.