Meus amigos do blog, apliquei este projeto na escola municipal onde atuo. Foi um Sucesso, por isso quero compartilhar com vocês. Espero que gostem!
APRESENTAÇÃO:
O
Dia Internacional da Mulher simboliza justamente a luta pela igualdade de
direitos entre homens e mulheres. E não se pode dizer que se trata de uma luta
do passado. Apesar dos muitos avanços verificados durante este século, subsiste
a distância entre a situação ideal e a situação real da mulher, no entanto,
vários têm sido os esforços desenvolvidos para eliminar a discriminação entre
mulheres e homens. Nesse contexto emerge diversas questões condizentes com a
temática em destaque: A violência contra a mulher, os perfis do homem que bate
na mulher e da mulher que apanha do homem, bem como, a divulgação e apoio à Lei
Maria da Penha no tocante ao combate à violência acometida na mulher, seja pelo
companheiro, pela sociedade em geral e/ou pela negligência pública; além dessas
temáticas estão em evidência: o Planejamento Familiar, a prevenção das DSTs e
seus agravos, a prevenção do câncer de colo uterino e câncer de mama. Este
projeto trabalhará em parceria com o PSE do município.
OBJETIVO
GERAL:
Transformar o olhar
da sociedade sobre a contribuição do educativo na superação das distintas
formas de exclusão e discriminação de gênero, no fortalecimento dos mecanismos
da democracia participativa e da constituição de uma cidadania ativa.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
¨
Impulsionar
a comunicação interna e externa entre alunos e comunidade;
¨
Resgatar
a vitalidade dos alunos e alunas, mantendo-os em um espaço plural, capaz de
impulsionar um processo de permanente debate, diálogo e reflexão crítica;
¨
Trabalhar
em parceria com o Programa Saúde na Escola (PSE), estreitando a dinâmica de
trabalho da educação com a saúde, formando um binômio capaz de contribuir
eficazmente para o processo de ensino-aprendizagem do alunado, bem como, a
inserção do mesmo na sociedade de maneira consciente.
METODOLOGIA:
¨
Flexibilidade
no processo ensino e aprendizagem, eliminando barreiras físicas e proporcionando
oportunidade para atualização e aprendizado dos discentes que tenham
dificuldades de interação com o grupo, participando dos estudos nos grupos em
que lhes forem mais apropriados;
¨
Palestras educativas e de interação;
¨
Desenvolvimento de trabalhos em equipe
através de teatro educativo;
¨
Gravação de depoimentos;
¨
Flexibilidade de horário educacional;
¨
Pesquisas diversas;
¨
Leitura contínua;
¨
Atividades curativas;
¨
Produção de vídeos;
¨
Produção textual dissertativa;
¨
Desenvolver atividades interdisciplinares,
reforçando as funções da linguagem e do pensamento;
¨
Trabalhar com uma variedade de textos,
levando o aluno a analisá-los e reconhecer as palavras.
CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS:6º e 7º anos
- ¨ Como surgiu o Dia Internacional da Mulher;
- ¨ Leitura de textos diversos;
- ¨ Desenvolvendo a oralidade;
- Noções de texto e contexto;
- Reflexão sobre a escrita;
- Temas transversais: violência contra a mulher, planejamento familiar, DSTs, prevenção do câncer do colo uterino e câncer de mama.
CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS: 8º e 9º anos
- ¨ Como surgiu o Dia Internacional da Mulher;
- Desenvolvendo a oralidade;
- ¨ Tipologia textual: dissertação;
- Compreensão e interpretação de textos;
- Leitura dinâmica e interpretativa;
- Temas transversais: violência contra a mulher, planejamento familiar, DSTs, prevenção do câncer do colo uterino e câncer de mama.
CRONOGRAMA:
Atividades
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Semanas
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Produção
textual/ dinâmica de grupo/ trabalhos expositivos com equipes.
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X
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Gravação
de vídeos (apresentações teatrais) e exposição cultural (lei Maria da Penha).
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X
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Saúde
da Mulher (parceria com PSE)/ palestra sobre DST/AIDS, planejamento familiar
e exames preventivos de câncer do colo uterino e mama.
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X
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X
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Realização
de ações curativas
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X
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X
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Culminância
geral do projeto.
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X
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AVALIAÇÃO
Além de observar o envolvimento dos alunos em todo o processo, nos
debates durante a leitura, na produção de texto e nos processos de revisão, e a
participação de cada aluno com base nos seguintes aspectos: faz comentários
sobre a qualidade do que lê? Percebe o que torna os textos claros ou bem
escritos? Utiliza recursos que auxiliam na escrita? Identifica textos e autores
que possam ajudá-lo numa questão específica? Nesse processo contínuo, é necessário
partilhar as ideias e desenvolver o pensamento, pois “o aluno não nasce
pronto”, é necessário que seja lhe inserido informações, orientações e ao mesmo
tempo, conduzi-lo ao caminho da descoberta, da expectativa.
CONCLUSÃO
Sabemos
que o aluno motivado, aprende com mais facilidade, com mais interesse, e
consegue estabelecer relações entre sua vivência e o que acontece ao seu redor.
Através dos trabalhos desenvolvidos em
sala de aula pudemos constatar alguns aspectos importantes de identificação de
casos na comunidade escolar envolvendo: violência contra a mulher, mulheres que
há anos não realizavam exames preventivos do colo uterino e da mama, bem como,
confrontos relevantes de conhecimentos científico e empírico sobre as DSTs
(doenças sexualmente transmissíveis). Mudar a prática de ensinar não significa
mudar o funcionamento das atividades escolares. Precisamos adotar meios e
métodos que valorizem nosso aluno e ao mesmo tempo buscar trabalhar dentro de
uma proposta inovadora e consciente, pois encontramos desafios e precisamos
preparar os alunos e ao mesmo tempo estarmos preparados para novas mudanças.
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