sexta-feira, 2 de maio de 2014

PROJETO: “SIMPLESMENTE MULHER!”



Meus amigos do blog, apliquei este projeto na escola municipal onde atuo. Foi um Sucesso, por isso quero compartilhar com vocês. Espero que gostem!



APRESENTAÇÃO:

O Dia Internacional da Mulher simboliza justamente a luta pela igualdade de direitos entre homens e mulheres. E não se pode dizer que se trata de uma luta do passado. Apesar dos muitos avanços verificados durante este século, subsiste a distância entre a situação ideal e a situação real da mulher, no entanto, vários têm sido os esforços desenvolvidos para eliminar a discriminação entre mulheres e homens. Nesse contexto emerge diversas questões condizentes com a temática em destaque: A violência contra a mulher, os perfis do homem que bate na mulher e da mulher que apanha do homem, bem como, a divulgação e apoio à Lei Maria da Penha no tocante ao combate à violência acometida na mulher, seja pelo companheiro, pela sociedade em geral e/ou pela negligência pública; além dessas temáticas estão em evidência: o Planejamento Familiar, a prevenção das DSTs e seus agravos, a prevenção do câncer de colo uterino e câncer de mama. Este projeto trabalhará em parceria com o PSE do município.

OBJETIVO GERAL:
Transformar o olhar da sociedade sobre a contribuição do educativo na superação das distintas formas de exclusão e discriminação de gênero, no fortalecimento dos mecanismos da democracia participativa e da constituição de uma cidadania ativa.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

¨                  Impulsionar a comunicação interna e externa entre alunos e comunidade;

¨                  Resgatar a vitalidade dos alunos e alunas, mantendo-os em um espaço plural, capaz de impulsionar um processo de permanente debate, diálogo e reflexão crítica;


¨                  Trabalhar em parceria com o Programa Saúde na Escola (PSE), estreitando a dinâmica de trabalho da educação com a saúde, formando um binômio capaz de contribuir eficazmente para o processo de ensino-aprendizagem do alunado, bem como, a inserção do mesmo na sociedade de maneira consciente.


METODOLOGIA:

¨                  Flexibilidade no processo ensino e aprendizagem, eliminando barreiras físicas e proporcionando oportunidade para atualização e aprendizado dos discentes que tenham dificuldades de interação com o grupo, participando dos estudos nos grupos em que lhes forem mais apropriados;
¨                  Palestras educativas e de interação;
¨                  Desenvolvimento de trabalhos em equipe através de teatro educativo;
¨                  Gravação de depoimentos;
¨                  Flexibilidade de horário educacional;
¨                  Pesquisas diversas;
¨                  Leitura contínua;
¨                  Atividades curativas;
¨                  Produção de vídeos;
¨                  Produção textual dissertativa;
¨                  Desenvolver atividades interdisciplinares, reforçando as funções da linguagem e do pensamento;
¨                  Trabalhar com uma variedade de textos, levando o aluno a analisá-los e reconhecer as palavras.



CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS:6º e 7º anos



  • ¨      Como surgiu o Dia Internacional da Mulher;
  • ¨      Leitura de textos diversos;
  • ¨      Desenvolvendo a oralidade;
  •    Noções de texto e contexto; 
  •      Reflexão sobre a escrita;
  •     Temas transversais: violência contra a mulher, planejamento familiar, DSTs, prevenção do câncer do colo uterino e câncer de mama.





CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS: 8º e 9º anos


  • ¨    Como surgiu o Dia Internacional da Mulher; 
  •     Desenvolvendo a oralidade; 
  • ¨  Tipologia textual: dissertação;
  •    Compreensão e interpretação de textos;
  •   Leitura dinâmica e interpretativa;
  •   Temas transversais: violência contra a mulher, planejamento familiar, DSTs, prevenção do câncer do colo uterino e câncer de mama.



CRONOGRAMA:



Atividades
Semanas
Produção textual/ dinâmica de grupo/ trabalhos expositivos com equipes.
X



Gravação de vídeos (apresentações teatrais) e exposição cultural (lei Maria da Penha).

X


Saúde da Mulher (parceria com PSE)/ palestra sobre DST/AIDS, planejamento familiar e exames preventivos de câncer do colo uterino e mama.


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X
Realização de ações curativas


X
X
Culminância geral do projeto.



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AVALIAÇÃO

Além de observar o envolvimento dos alunos em todo o processo, nos debates durante a leitura, na produção de texto e nos processos de revisão, e a participação de cada aluno com base nos seguintes aspectos: faz comentários sobre a qualidade do que lê? Percebe o que torna os textos claros ou bem escritos? Utiliza recursos que auxiliam na escrita? Identifica textos e autores que possam ajudá-lo numa questão específica?  Nesse processo contínuo, é necessário partilhar as ideias e desenvolver o pensamento, pois “o aluno não nasce pronto”, é necessário que seja lhe inserido informações, orientações e ao mesmo tempo, conduzi-lo ao caminho da descoberta, da expectativa.


CONCLUSÃO

Sabemos que o aluno motivado, aprende com mais facilidade, com mais interesse, e consegue estabelecer relações entre sua vivência e o que acontece ao seu redor. Através dos trabalhos desenvolvidos  em sala de aula pudemos constatar alguns aspectos importantes de identificação de casos na comunidade escolar envolvendo: violência contra a mulher, mulheres que há anos não realizavam exames preventivos do colo uterino e da mama, bem como, confrontos relevantes de conhecimentos científico e empírico sobre as DSTs (doenças sexualmente transmissíveis). Mudar a prática de ensinar não significa mudar o funcionamento das atividades escolares. Precisamos adotar meios e métodos que valorizem nosso aluno e ao mesmo tempo buscar trabalhar dentro de uma proposta inovadora e consciente, pois encontramos desafios e precisamos preparar os alunos e ao mesmo tempo estarmos preparados para novas mudanças.

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