sexta-feira, 2 de maio de 2014

Projeto Pedagógico Interdisciplinar: Geração Saúde!



Apresentação:


            O Projeto Pedagógico Interdisciplinar: Geração Saúde da Escola José Pacheco Filho, elaborado pela professora de Língua Portuguesa Maíza Francisca Soares, a partir da realização de suas atividades docentes, ao longo de sua carreira como educadora, identificou grandes deficiências no processo de ensino-aprendizagem como falta de: estímulo à produção e reconstrução de textos, leitura contínua, interpretação textual e autoestima. Para minimizar os agravos nesse âmbito educacional, bem como, contribuir eficazmente na construção de saberes transformadores para os docentes e principalmente  para o nosso alunado; para tanto produziu o projeto: Geração Saúde, que surgiu da necessidade de buscar propostas metodológicas que viabilizassem mecanismos condizentes com a realidade intelectual do corpo discente, com o objetivo de sistematizar conteúdos sobre Educação em Saúde, desenvolvendo atividades educativas de promoção, prevenção e recuperação da saúde do nosso alunado, fortalecendo o compromisso pelas questões sociais emergentes em nossa comunidade escolar.





Objetivos específicos:

  •   Articular a composição do processo político- pedagógico da escola inserindo a promoção à saúde e prevenção de seus agravos na busca pela cidadania a que todos têm direito;
  •  Conscientizar os alunos sobre aspectos como prevenção de doenças, alimentação saudável e saúde bucal;
  •   Envolver os alunos a participarem do projeto para o reconhecimento de situações de risco na saúde no dia a dia;
  •  Reduzir a vulnerabilidade dos adolescentes e adultos às DSTs, à infecção ao HIV e a gravidez precoce;
  • Integrar a Saúde Pública e os serviços das unidades básicas na escola;
  • Conquistar o apoio da comunidade local para a execução das atividades de prevenção e saúde desenvolvidas na escola;
  •   Envolver as famílias no processo de aprendizagem para o fortalecimento das ações do projeto;
  •   Compreender as realidades da situação social local através do gerenciamento do conjunto de dados alcançados durante as aulas;
  •  Diversificar os veículos de transmissão de conhecimento;
  •   Concretizar o binômio saúde/educação como uma iniciativa que privilegia as classes menos favorecidas.

Metodologia/ atividades:
  1.   Palestras interdisciplinares e multiprofissionais;
  2.   Atividades preventivas e curativas;
  3.   Peças teatrais;
  4.  Fornecimento de material educativo (folhetos explicativos);
  5.   Disponibilidade de preservativos masculinos e femininos na escola;
  6. Produção e reprodução textual;
  7.   Dinâmicas grupais;
  8.   Expressões orais: debates;
  9.   Expressões escritas: exercícios avaliativos;
  10.   Verificação de glicemia;
  11.   Cálculo de índice de massa corporal (IMC);
  12.   Aferição de pressão arterial; 
  13.   Trabalhos expositivos;
  14.   Pesquisas;
  15.   Oficinas de trabalho;
  16.   Vídeos educativos e temáticos;
  17.   Questionário avaliativo do projeto;
  18.   Teatro;
  19.   Produção de paródias;
  20.   Coreografia;
  21.   Produção de cartazes.

Conteúdos programáticos: 6º e 7º anos
  •  Classes gramaticais variáveis;
  •  Variações linguísticas;
  • Nova Ortografia;
  •  Língua falada e Argumentação;
  • Tipologia Textual;
  • Produção e reconstrução textual;
  • Leitura contínua;
  • IMC (índice de massa corporal).
  • Ser humano e saúde;
  • Higiene pessoal;
  • Saúde bucal;
  • Uso e abuso de drogas ilícitas e legais;
  •  Avaliar as ações do homem e suas consequências em diferentes situações do dia a dia.
  • A importância da família na formação social do indivíduo.

Conteúdos programáticos: 8º e 9º anos
  • Tipologia Textual;
  • Classes gramaticais variáveis e invariáveis;
  • Leitura contínua;
  • Nova Ortografia;
  • Produção e reconstrução textual;
  • Avaliar as ações do homem e suas consequências em diferentes situações do dia a dia.
  • A importância da família na formação social do indivíduo;
  •  IMC (índice de massa corporal);
  • DST/ Aids;
  • Métodos anticoncepcionais;
  •  Hipertensão arterial;
  • Diabetes;
  • Exames preventivos: citologia e autoexame da mama;
  • Uso e abuso de drogas ilícitas e legais.

Cronograma:
Atividades
Semanas
9ª 
Realização de estudos (organização de conteúdos).


X








Levantamento de demandas específicas.



X







Criação do organograma das atividades.

X








Aulas de Língua Portuguesa.


X

X

X

X

X

X

X

X
Encontros e palestras com profissionais da saúde e educadores.


X


X


X


X

Atividades assistenciais.





X


X



Entrega de materiais educativos.



X


X


X


X

Elaboração de pesquisa para divulgação de resultados.








X

X
Processo avaliativo
X
X
X
X
X
X
X
X
X
Divulgação dos Resultados positivos e negativos









X
Finalização do projeto








X

Conclusão:

          O Projeto Geração Saúde vem convergir com a estrutura montada pelos formadores do PSE- Programa Saúde na Escola- e busca a ampliação dos resultados de aprendizagem de alunos na escola José Pacheco Filho, e acrescentar sugestões que venham aperfeiçoar as iniciativas em andamento, aumentando positivamente a repercussão e a viabilidade do programa. Assim como a Escola e a professora idealizadora serem parceiras dos alunos nas dificuldades que apresentarem durante a execução do projeto, significando ficar atentas à maneira como os alunos aprendem, preocupando-se com a forma de corrigir e lidar com o erro de ambas as partes. O fundamental é mudar a postura e transformar o erro e as dificuldades em situações de aprendizagem para que todos possam acertar juntos e alcançar os objetivos propostos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O conhecimento deve ser sempre compartilhado.