Apresentação:
O Projeto Pedagógico
Interdisciplinar: Geração Saúde da Escola José Pacheco Filho, elaborado pela
professora de Língua Portuguesa Maíza Francisca Soares, a partir da realização
de suas atividades docentes, ao longo de sua carreira como educadora,
identificou grandes deficiências no processo de ensino-aprendizagem como falta de:
estímulo à produção e reconstrução de textos, leitura contínua, interpretação
textual e autoestima. Para minimizar os agravos nesse âmbito educacional, bem
como, contribuir eficazmente na construção de saberes transformadores para os
docentes e principalmente para o nosso
alunado; para tanto produziu o projeto: Geração Saúde, que surgiu da
necessidade de buscar propostas metodológicas que viabilizassem mecanismos
condizentes com a realidade intelectual do corpo discente, com
o objetivo de sistematizar conteúdos sobre Educação em Saúde, desenvolvendo atividades
educativas de promoção, prevenção e recuperação da saúde do nosso alunado,
fortalecendo o compromisso pelas questões sociais emergentes em nossa
comunidade escolar.
Objetivos específicos:
- Articular a composição do processo político- pedagógico da escola inserindo a promoção à saúde e prevenção de seus agravos na busca pela cidadania a que todos têm direito;
- Conscientizar os alunos sobre aspectos como prevenção de doenças, alimentação saudável e saúde bucal;
- Envolver os alunos a participarem do projeto para o reconhecimento de situações de risco na saúde no dia a dia;
- Reduzir a vulnerabilidade dos adolescentes e adultos às DSTs, à infecção ao HIV e a gravidez precoce;
- Integrar a Saúde Pública e os serviços das unidades básicas na escola;
- Conquistar o apoio da comunidade local para a execução das atividades de prevenção e saúde desenvolvidas na escola;
- Envolver as famílias no processo de aprendizagem para o fortalecimento das ações do projeto;
- Compreender as realidades da situação social local através do gerenciamento do conjunto de dados alcançados durante as aulas;
- Diversificar os veículos de transmissão de conhecimento;
- Concretizar o binômio saúde/educação como uma iniciativa que privilegia as classes menos favorecidas.
Metodologia/ atividades:
- Palestras interdisciplinares e multiprofissionais;
- Atividades preventivas e curativas;
- Peças teatrais;
- Fornecimento de material educativo (folhetos explicativos);
- Disponibilidade de preservativos masculinos e femininos na escola;
- Produção e reprodução textual;
- Dinâmicas grupais;
- Expressões orais: debates;
- Expressões escritas: exercícios avaliativos;
- Verificação de glicemia;
- Cálculo de índice de massa corporal (IMC);
- Aferição de pressão arterial;
- Trabalhos expositivos;
- Pesquisas;
- Oficinas de trabalho;
- Vídeos educativos e temáticos;
- Questionário avaliativo do projeto;
- Teatro;
- Produção de paródias;
- Coreografia;
- Produção de cartazes.
Conteúdos programáticos: 6º e 7º anos
- Classes gramaticais variáveis;
- Variações linguísticas;
- Nova Ortografia;
- Língua falada e Argumentação;
- Tipologia Textual;
- Produção e reconstrução textual;
- Leitura contínua;
- IMC (índice de massa corporal).
- Ser humano e saúde;
- Higiene pessoal;
- Saúde bucal;
- Uso e abuso de drogas ilícitas e legais;
- Avaliar as ações do homem e suas consequências em diferentes situações do dia a dia.
- A importância da família na formação social do indivíduo.
Conteúdos programáticos: 8º e 9º anos
- Tipologia Textual;
- Classes gramaticais variáveis e invariáveis;
- Leitura contínua;
- Nova Ortografia;
- Produção e reconstrução textual;
- Avaliar as ações do homem e suas consequências em diferentes situações do dia a dia.
- A importância da família na formação social do indivíduo;
- IMC (índice de massa corporal);
- DST/ Aids;
- Métodos anticoncepcionais;
- Hipertensão arterial;
- Diabetes;
- Exames preventivos: citologia e autoexame da mama;
- Uso e abuso de drogas ilícitas e legais.
Cronograma:
Atividades
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Semanas
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1ª
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2ª
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3ª
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4ª
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5ª
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6ª
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7ª
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8ª
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9ª
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Realização
de estudos (organização de conteúdos).
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Levantamento
de demandas específicas.
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Criação
do organograma das atividades.
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Aulas
de Língua Portuguesa.
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X
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X
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X
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X
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X
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X
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Encontros
e palestras com profissionais da saúde e educadores.
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X
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X
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X
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Atividades
assistenciais.
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Entrega
de materiais educativos.
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X
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X
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X
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X
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Elaboração
de pesquisa para divulgação de resultados.
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X
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Processo
avaliativo
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X
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X
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X
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X
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X
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X
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X
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X
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X
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Divulgação
dos Resultados positivos e negativos
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X
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Finalização
do projeto
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X
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Conclusão:
O Projeto Geração Saúde vem convergir
com a estrutura montada pelos formadores do PSE- Programa Saúde na Escola- e
busca a ampliação dos resultados de aprendizagem de alunos na escola José
Pacheco Filho, e acrescentar sugestões que venham aperfeiçoar as iniciativas em
andamento, aumentando positivamente a repercussão e a viabilidade do programa. Assim como a Escola e a professora idealizadora serem
parceiras dos alunos nas dificuldades que apresentarem durante a execução do
projeto, significando ficar atentas à maneira como os alunos aprendem,
preocupando-se com a forma de corrigir e lidar com o erro de ambas as partes. O
fundamental é mudar a postura e transformar o erro e as dificuldades em
situações de aprendizagem para que todos possam acertar juntos e alcançar os
objetivos propostos.
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